Criar uma Loja Virtual Grátis

Calcolítico ou Idade do Cobre no Algarve

Calcolítico ou Idade do Cobre no Algarve

Calcolítico ou Idade do Cobre no Algarve

Com o surgimento do último período neolítico, solidificou-se o papel das comunidades de pastores-agricultores e desenvolveu-se a complexidade social, com a consequente complexificação dos espaços de habitat e de enterramento, surgindo os sepulcros escavados na rocha e os grandes dólmenes de câmara poligonal e corredor longo.

Os contactos entretanto desenvolvidos com elementos mediterrâneos originaram um conhecimento novo das tecnologias de uso dos metais, sobretudo de uma matéria até então pouco evidenciada: o cobre.
O desenvolvimento da hierarquização social e da metalurgia no território hoje português, surgida com o Calcolítico (Idade do Cobre), parece ser propício ao estabelecimento de uma teoria que privilegia o dinamismo das populações autóctones pré-calcolíticas sobre a "visão clássica" da colonização procedente do Mediterrâneo Oriental. Na verdade, as comunidades locais encontravam-se preparadas económica e socialmente para uma "nova" realidade, fruto, por exemplo, da existência de excedentes e da relativa hierarquização e complexidade social. Neste contexto destacavam-se os contactos de tipo bilateral com o Mediterrâneo e a disponibilidade para a "evolução" patenteada pelas comunidades locais transitadas do Neolítico.
Apesar de diferenças evidentes em múltiplos aspetos entre Sul, Centro e Norte de Portugal ao nível do momento calcolítico, a verdade é que fatores de "sintonia" estão presentes. Assim, verificamos a ocupação sistemática de novos territórios; a progressiva sedentarização em relação com uma mais eficaz rentabilização do sistema agrário e pastoril; um progressivo desenvolvimento e solidez ao nível das elites hierarquizadas, mais estáveis e com mais poderes; um aumento nas relações de intercâmbio entre comunidades de matérias-primas e artefactos de prestígio; e por fim a formação de sistemas de interdependência suprarregional que vão condicionar o trajeto particular de cada uma das comunidades.

Fonte: Enciclopédia Porto Editora

   Povoado calcolítico de Alcalar (Portimão)

   Povoado calcolítico do Cerro do Castelo (Alcoutim)